quinta-feira, 13 de março de 2014

NOSSO PROCESSO DENTRO DO PLANEJAMENTO

ATENÇÃO MENINOS E MENINAS
COLOCAMOS AQUI A TRAMITAÇÃO DO NOSSO PROCESSO DENTRO DO GOVERNO, MAIS PRECISAMENTE NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO,PARADO NO SETOR DE VACÂNCIA.
ESTAMOS AGUARDANDO VONTADE POLÍTICA DE RESOLVER LOGO NOSSO PROBLEMA, VISTO QUE ELE JÁ ENCONTRA-SE DENTRO DO GOVERNO,LOCAL EXATO PARA RESOLUÇÃO E AÇÃO DA NOSSA VOLTA.
ENTREM NO LINK  ABAIXO:




Interessado: CASA CIVIL DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA
Número do Protocolo: 03000.000485/2011-91
Assunto: ENCAMINHA CORRESPONDENCIA DA COORDENACAO DA BAIXADA RJU, QUE ENVIA DOSSIE SOBRE O PROGRAMA DE DEMISSAO VOLUNTARIA. OFICIO 1285/GAB-C.CIVIL/PR, DE 09/05/2012, P/ASTEC/MP, RESTITUINDO O DOCUMENTO PARA PROVIDENCIAR RESPOSTA AO INTERESSADO.
HISTÓRICO DA TRAMITAÇÃO
Data: 02/04/2013Situação: EM TRÂMITE
Localização: DIVISÃO DE PROVIMENTOS, VACÂNCIA, LICENÇAS E BENEFÍCIOS DA SEGURIDADE SOCIAL - DIPVS/CGNOR/DENOP/SEGEP
Data: 01/04/2013Situação: EM TRÂMITE
Localização: COORDENAÇÃO-GERAL DE ELABORAÇÃO, ORIENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS - CGNOR/DENOP/SEGEP
Data: 26/03/2013Situação: EM TRÂMITE
Localização: DEPARTAMENTO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS - DENOP/SEGEP
Data: 25/03/2013Situação: EM TRÂMITE
Localização: GABINETE DA SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA - GAB/SEGEP
Data: 25/03/2013Situação: EM TRÂMITE
Localização: SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA - SEGEP/MP
Data: 13/12/2012Situação: EM TRÂMITE
Localização: CHEFIA DE GABINETE DA SECRETARIA DE RELAÇÕES DE TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO - CGABIN/SRT



SE NÃO HOUVER UNIÃO...
NÃO SE ESQUEÇAM DO VELHO DITADO:

" UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO "

NOSSA COMISSÃO LUTOU COM DIFICULDADES E COM MUITA GARRA CONSEGUIMOS CHEGAR  COM UM PROCESSO DENTRO DA CASA CIVIL .
AGORA ,A UNIÃO FAZ A FORÇA.

SAUDAÇÕES A TODOS E VAMOS À LUTA!!!

A COORDENAÇÃO

CELSO/JORGE/SEBASTIÃO/ROBERTO/RONALDO

71 comentários:

  1. Colegas pedevistas da Comissão da Baixada. Tenho solicitado a políticos aqui do sul da Bahia, para ajudarem no avanço desse processo no MPOG , visando nossa vitória. Contei toda a história referente ao "bendito" PDV, sobre a luta solitária desta Comissão, das pessoas que desde o início, direta ou indiretamente, ajudaram e soube que o Sr. Charles Capella de Abreu (que vocês bem conhecem) é o atual Chefe da Assessoria Especial do Ministro Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Companheiros, penso que é a hora de recorrermos novamente, não só a ele, mas a todos que atuaram a favor (deputados, senadores e outros mais); inclusive o Senador Lindberg Farias, amigo desta Comissão, e candidato ao governo do Rio. Amigos, não esperem ninguém ser eleito, pois está provado que nenhum deles cumpre ou cumpriu absolutamente nada do que prometeram e o nosso tempo está se esvaindo. Vamos dar uma última cartada e desta vez com muito mais força. Olhem só o caso da Aerus (Varig). Só depois de anos a fio e com muita mobilização conseguiram. Não existe vitória sem luta. Como vocês são de luta, conclamem a todos que se unam para que de uma vez por todas seja resolvida nossa reintegração. Abs. a todos. Nelson Duarte - PDV/Ceplac

    ResponderExcluir
  2. Caros Companheiros:

    Pelo que estou vendo desse informe de movimentação do Processo, ele se encontra parado la a quase um ano.
    No meu modo de entender, ou a Presidência não sabe que ele la’ se encontra – parado – ou ela mesma QUER que ele assim la’ o fique. Eu espero que isso não esteja acontecendo.
    Bem lembrado outro nosso Companheiro e acho que vale a pena ressaltar novamente, de que temos ate Julho para sermos reintegrados, visto que a Lei eleitoral nos parece impedir que isso ocorra após esta data.
    Vale lembrar também, como disse outro Companheiro Pdvista, que o Processo la’ na Câmara dos Deputados, na pratica, por ter um longo caminho ainda a percorrer, uma verdadeira “via Crucis” de Comissões e etc, se torna então, desta forma praticamente impossível de se concretizar.
    Assim sendo, a nossa ÚNICA chance de reatarmos nossos importantes Postos de Trabalho, “surrupiados” por assim dizer pelo “bendito” Plano de Demissão do Engodo e Tirania” e’ realmente esse Processo que nossos BRAVOS companheiros baixadianos construíram. E’ a nossa única chance. Mas temos prazos companheiros.
    Que o tempo e a razão esteja Conosco.
    Carlos Eduardo RF/Pdvista/SP

    ResponderExcluir
  3. Estou com.vcs nelson e carlos.TEm de ser antrs das elei¢oes.Depois ja era!

    ResponderExcluir
  4. Caro companheiro. Essa movimentação não representa nada.Muito pelo contrário, ela vem retardar mais ainda a tramitação destes Pl's, porque volta para o relator só para colocar mais algum ingrediente (abobrinha). O correto seria esses PL's já estarem na pauta da CFT para votar (há muito tempo). Depois ainda vai para a CCJ (a mais temida e demorada), para depois, sabe-se lá quando, ir para o plenário da Câmara para ser votado e ir ao Senado para passar por mais 4 comissões idênticas as que passaram pela Câmara dos Deputados.Tudo isto, se não houver pedido de vistas de algum parlamentar e/ou emendas, substitutivos e outras protelações. Mais 4+4+4+4 anos e nada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não esperem ninguém ser eleito, pois está provado que nenhum deles cumpre ou cumpriu absolutamente nada do que prometeram e o nosso tempo está se esvaindo.
    Pelo que estou vendo desse informe de movimentação do Processo, ele se encontra parado la a quase um ano.
    O Processo lá na Câmara dos Deputados, na prática, por ter um longo caminho ainda a percorrer, uma verdadeira “via Crucis” de Comissões e etc, se torna então, desta forma praticamente impossível de se concretizar.
    Juliano Couto/MF/RO

    ResponderExcluir
  6. senhores, onde anda o deputado Leonardo Picciani ? não seria a hora de ir atras dele?

    ResponderExcluir
  7. COMPANHEIRO EIS AÍ A COMPROVAÇÃO DO PORQUÊ QUE AINDA NÃO VOLTAMOS.SAIU HOJE MATÉRIA NO JORNAL "O DIA".ACESSEM O LINK BAIXO E LEIAM O PRIMEIRO ARTIGO
    http://servidorpblicofederal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. COMPANHEIRO EIS AÍ A COMPROVAÇÃO DO PORQUÊ QUE AINDA NÃO VOLTAMOS.SAIU HOJE MATÉRIA NO JORNAL "O DIA".ACESSEM O LINK BAIXO E LEIAM O PRIMEIRO ARTIGO
    http://servidorpblicofederal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Companheira Maria.

    Políticos a ocupar cargos no governo federal não é nenhuma novidade. Eles próprios sempre se beneficiarão ou colocarão seus cabos eleitorais para ocupá-los. Não vejo nenhuma ligação com o nosso retorno. O cargo que eles são nomeados são comissionados, não são cargos de carreira, como é nosso caso. Vamos esquecer essas notícias que nos tiram o foco da questão que é regresso aos nossos órgãos de origem.Vamos a luta. Jr.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza a união é importante nesta hora de desisão de votos ´ta na cara que se não voltarmos antes das eleições vão nos empurrar com a barriga até quando os demonios.Mas como confiamos em Deus e em pessoas de palavra e personalidades sofridas como é o caso Presidenta Dilma que sofreu perseguições e do amigo lula tambem veremos os que eles desidirão.o dia D tá chegando outubro se aprima com ele nossa vitoria ou nossa derrota.

    ResponderExcluir
  11. “Como era Dilma que lutou durante a ditadura?”

    Reportagem Folha de São Paulo/Uol – 31/03/2014




    http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/03/31/como-era-a-dilma-que-lutou-durante-a-ditadura-companheiros-da-epoca-respondem.htm




    Uma interessante reportagem, veiculada hoje na “Folha de São Paulo” traz um relato
    de como agia e se portava a nossa Sra Presidenta Dilma durante a época de repressão no Pais.
    Ate’ então, pelo menos durante aquela ocasião, notava-se uma intensa preocupação com a classe estudantil, e particularmente também com os trabalhadores.
    No texto, cita-se a seguinte frase:

    “Ela tinha trabalho voltados para os movimentos estudantis e operários.”

    Então,a pergunta que deixo no ar sofridos companheiros Pdvistas, seria a seguinte:

    Será que a nossa Presidenta então , atualmente, manterá sua conviccao política igual aos tempos anteriores aonde se percebia especial atenção a trabalhadores oprimidos, nos fazendo justiça e devolvendo nossos importantes postos de trabalho?


    Carlos Eduardo RF/Pdvista – São Paulo/Mar/2014



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Eduardo,

      V.Sa. está redondamente equivocado. A Dilma nunca se preocupou com a classe estudantil, muito menos com a luta dos trabalhadores ou mesmo com os problemas de ordem social que o país vivia. Até pq ela era uma menina (criança), muito jovem para discernir sobre tal magnitude política. Se o amigo está esperando alguma coisa da parte dela em relação a nossa reintegração, pode esquecer, pois se tivesse que fazê-lo, ela já o teria feito a muito tempo e ela está sim sabendo que existe o processo no MPOG, parado há exatos um ano. Na minha opinião ela só pedirá a Miriam Belchior para tocar este processo com muita pressão política que tem que partir da Comissão da Baixada, juntamente com a nossa contribuição efetiva. Antônio Carlos Barroso - MF-MG

      Excluir
  12. Sim, perfeito nobre Companheiro Pdvista Antonio Carlos.
    A questão que indaguei tendo em vista as publicações recentes em Jornais e revistas, atualmente pelo Pais , aonde retrata uma breve passagem de nossa Presidenta, citando por exemplo sua militância política, e segundo estas mesmas fontes de imprensa, sua preocupação com a classe estudantil e operaria. Se isso efetivamente não ocorria por motivos diversos seria ate uma outra pauta realmente para discussão.
    Entretanto em se supor segundo estas fontes que isso fosse verdade , a minha proposição seria ressaltar, pelo menos por enquanto, sua incoerência com seu passado.Pelo menos por enquanto, pois espero que ela ainda nos reintegre.
    Pressão? Sim, acho fundamental, particularmente se pudéssemos promover uma passeata em frente ao Palácio do Planalto.Mas não sei se seria efetivamente possível, pois assim como eu, acredito que muitos pdvistas pelo Pai’s encontram grandes barreiras financeiras para se locomoverem a media ou longa distancias. Mas seria MUITO interessante uma manifestação, que fosse ate’ de médio ou pequeno porte.
    Por outro lado eu, e acredito muitos outros Companheiros Pdvistas já cansamos de reiteradamente enviar apelos a Presidência da Republica, via Portal da Presidência, mas nos parece um tanto quanto ineficaz tal medida. Mas tentei, tentamos reiteradamente inúmeras vezes.
    E o outro lado, este com todos os louros e méritos, e’ a possível pressão exercida por nossos BRAVOS companheiros Baixadianos, nossos verdadeiros representantes, que acredito também barram , assim como todos nos’s , em obstáculos financeiros para mobilidade.
    Gente contraria a nossa reintegração deve haver muita.Mas também acho que se realmente a Sra Presidenta quiser, ela nos reintegra.
    Sem duvida, todos os créditos para nossos companheiros baixadianos, inclusive , dentre outras coisas por manter este espaço , como um verdadeiro e importante Fórum Pdvista.

    Carlos Eduardo RF/Pdvista São Paulo

    ResponderExcluir
  13. Caro Companheiro Carlos Eduardo,

    Concordo em gênero, grau e número com suas posições muito coerentes e mais do que apropriadas para o momento, as quais ainda que balizadas pela mídia que vive em sua eterna sazonalidade de manipular as consciências dos esclarecidos, assim como as dos menos esclarecidos (seja para mais ou para menos em seus noticiários); ainda assim a verdade dos fatos como se deram e eu devo ser um dos poucos cidadãos que viveram in loco aqueles dias sombrios (no Rio), pelo que acho ter ainda, uma ínfima propriedade para discorrer sobre o assunto. Não é só uma questão de descrença na Presidente, mas todo o complexo do intransponível contexto em que está inserido nosso retorno. Rezo por TODOS os PEDEVISTAS do Brasil e por esta incansável Comissão da Baixada, que tanto me orgulha em sua missiva em busca da vitória por nossa reintegração. Grande Abraço, Antônio Carlos Barroso - MF-MG

    ResponderExcluir
  14. Amigos companheiros pedevistas:
    Gostaria de lembrar importantes fatos ocorridos, principalmente aos comentaristas deste blog. Em primeiro lugar, me parece que os colegas não sabem ou esqueceram de todas as ações já tentadas com muita dificuldade por vários outros companheiros, destacaria por exemplo, visita a todos os gabinetes de políticos em brasília e nos estados, e sempre prometeram nos ajudar e estarem do nosso lado, dentre estes políticos alguns importantes como José Guimarães líder do PT, José Sarney, Eunício Oliveira, André Vargas(este contra nós) aliás visitamos a todos pedindo ajuda; também fizemos passeata em brasília, acampamos em frente ao palácio da Presidenta e conseguimos entregar documentos importantes a sua acessória e recebemos como sempre promessas, promessas e promessas. lutamos pelo apoio dos sindicatos a CONDSEF também nos prometeu ajudar(semana passada nos convocou a todos para uma passeata em brasília) alguém compareceu? Na realidade, o que mais me incomoda, é que o Lula e a Presidenta Dilma e mais centenas de outros petistas, foram anistiados de suas ações para poderem voltar ao Brasil, e agora se negam a anistiar brasileiros que foram enganados por um governo facista, aliás o Lula nos chamou de "insanos".
    Visitem o saite: www.mopef.com e encontrarão varias provas do que citei e fotos, inclusive uma em que estou com o pessoal do Ceará em brasília, alias sou testemunha também de colegas de todo o brasil que veem a vários anos nesta luta.
    um abraço a todos.
    Aloizio Carvalho-pedevista da UFRJ-RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer, Sr. Aloízio, que pela sua ótica míope em achar que os comentaristas deste Blog desconhecem as tentativas frustradas, é motivo de jogarmos a toalha e não mais lutarmos pela nossa reintegração ??. Eu assim como muitos outros pedevistas deste Blog, participamos ativamente, até anonimamente por trás nos bastidores, com apoio de políticos de peso, Quanto ao senhor chamar o governo do FHC de fascista, discordo totalmente, porque pior do que fazer injustiça é não corrigi-la ou dar continuidade aquela. O do lula e da dilma implantou e continua implantando o PDV em vários orgãos públicos, como é o caso da Petrobras no momento. Procure se informar mais e foque seus objetivos em ações mais acertivas e produtivas, como por exemplo ajudar financeiramente a Comissão da Baixada para que possam se deslocar para Brasília. Nelson Duarte - PDV/Ceplac

      Excluir
    2. Estou contigo Nelson, pq muito pior q cometer injustiça é não reformá-la no sentido contrário, coisa que nem o tal de Lula nem sua sucessora o fizeram e, pelo o que é fato no momento, não mais o farão. Por fim, para q tudo não esteja perdido, até para resguardar a grande maioria dos ex-servidores e pedevistas, que por estarem fora do setor de trabalho público por muitos anos, já não possuem condições de proficiência, não há mais nenhuma possibilidade de aproveitá-los, seja pela idade ou condições técnicas, tendo em vista a desatualização de mais de uma década. Vamos ser sinceros e práticos. Esta sugestão vai para os bravos amigos e integrantes da Comissão da Baixada. Se de todo não for possível nossa reintegração imediata , que levem uma 2ª. alternativa ao governo federal; isto é: pedir a aposentadoria proporcional dos que tenham pelo menos 15 ou 20 anos de efetivo exercício no cargo q ocupavam, antes da adesão ao PDV pelo regime estatutário ou mesmo o geral da previdência e para os portadores de incapacitação a aposentadoria por invalidez (integral). Pessoal, não tem outra saída é pegar ou largar. Não vamos nos cobrar mais tarde pq pelo menos não tentamos esta alternativa. Jr.

      Excluir
    3. É isto mesmo Jr. Tem que haver um plano "B", o qual poderia ser este sugerido por você ou outro para resguardar urgentemente e previdenciariamente os ex-companheiros que estão passando fome ou doentes. E para o companheiro Aloizio Carvalho, pense bem quando for procurar ou votar nos tais "políticos importantes" a que se refere; tipo os citados (José Guimarães líder do PT, José Sarney, Eunício Oliveira, André Vargas(este contra nós) e hoje já se sabe que faz parte de uma quadrilha no Paraná, amigo da presidente, do lula e até de mafiosos. Nelson Duarte - PDV/Ceplac

      Excluir
  15. A coordenação já está se mobilizando para agir lá em Brasília.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostaria de saber pq nós pdvistas não nos movimentamos para apoiar outro partido e que nos prometa a ver o nossso caso com carinho..... Se ficarmos esperando pela promessa da presidenta Dilma morreremos na praia. E talvez apoiando outro partido ela vai ver que não estamos sentados esperando pela sua promessa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei ela não fez nenhuma promessa para reintegrar nenhum pedevista. voce deve tá se referindo ao tão propagado gesto que ela fez na campanha em 2010. pois saiba q aquele gesto não foi para o PDV, foi uma forma de cumprimento na quadra da escola de samba. Candidato q promete algo em campanha, que normalmente não cumpre, tem que falar em alto e bom tom - EU PROMETO REINTEGRAR OS PEDEVISTAS, e isto não aconteceu. Ficou só subentendido porque ela estava com o senador Senador Lindberg Farias, que colocou a camisa que o pessoal da Comissão da Baixada, pediu que ele a colocasse. Vamos ser honestos com os fatos. Eu estava lá e acompanhei tudo. Carol Freitas / Pdv-Funasa

      Excluir
  17. Cara Carol Freitas : Primeiramente eu também estava lá e acompanho toda luta da Coordenação da Baixada não queira denegrir o duro trabalho feito dessa Comissão que chegou onde precisa para ser resolvido o problema .
    VOCÊ ACHA QUE UM OFÍCIO PARTINDO DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PARA O PLANEJAMENTO NÃO SIGNIFICA NADA ???
    BEIJINHO NO OMBRO RECALCADA DE PLANTÃO !!!!

    ResponderExcluir
  18. Não vou descer ao seu nível, que é o cúmulo do absurdo, o próprio subsolo. Recalcada deve ser vc, no mínimo tá abandonada ou é esquizofrênica. Respeite-me sua louca, mantenha a postura, se é que a tem, sua despeitada. Sou uma mulher séria, profissional, casada e mãe de dois filhos. Sua débil mental, quem foi aqui que denegriu os únicos (Comissão da Baixada) que estão efetivamente agindo para o retorno e em q eu confio plenamente para a reintegração dos pdvistas?? É cada uma que aparece nesse Brasil. É por estas e por outras que ainda não nos reintegraram. Vejam se pode. Como é que o governo vai reintegrar uma pessoa desequilibrada, descompensada e bipolar dessas. Carol Freitas / Pdv-Funasa

    ResponderExcluir
  19. É A CARAPUÇA ENTROU CERTINHO!!!
    Primeiro que a Comissão não pediu para ele colocar a camisa.Ele abraçou a causa e este foi um meio de demonstrar apoio.
    Se para você ,o apoio dado pelo assessor da Presidenta Sr. Charles
    Capella que recebeu a Comissão por várias vezes na Casa Civil,o trabalho da Comissão que originou o processo de INTERESSE DA CASA CIVIL NÃO É NADA, NÃO SIGNIFICA NADA,ÑÃO É UM 'PEDIDO' PARA DESENROLAR O PROBLEMA...A NÃO INSTRUÍDA NA LUTA DA COMISSÃO É VOCÊ.

    ResponderExcluir
  20. Dona Maria,

    A Senhora deve estar muito alterada. Não estou aqui para defender ninguém, mas por falarmos sempre em injustiça, nada justifica toda sua truculência contra um simples comentário feito pela Sra. Carol, que ao meu ver, em nenhuma linha fala mal e muito menos está denegrindo a imagem da Comissão da Baixada, muito pelo contrário, ela até elogia em dado momento. Outra coisa; você está confundindo alhos com bugalhos. Ela falou que a presidente não disse ou pronunciou uma palavra sequer com relação a prometer nossa reintegração. Quanto ao processo da Casa Civil, todo os pedevistas sabem que foi uma iniciativa do Pessoal da Comissão da Baixa que , através do Sr. Charles Capella encaminhou para o MPOG . Agora, se seu intuito é querer afirmar que partiu da dilma. Me desculpe, mas isto é delírio. A propósito, vc podia se identificar, como a grande maioria aqui o faz (só Maria, Maria do que? pedevista da onde ?). Antônio Carlos Barroso - MF-MG

    ResponderExcluir
  21. Ah sim quer dizer que o Sr. Charles mandaria um ofício ou um assessor de da Presidenta ou mesmo de um ministro iria mandar um ofício por conta própria ,sem autorização para o Ministério do Planejamento???

    ResponderExcluir
  22. Essa Maria é muito engraçada mesmo. Pode sim Maria. Um assessor ou um chefe de gabinete do Ministro da Casa Civil, eles tem esta mínima autonomia, todavia podem, também, consultar seus superiores, e foi o que o Sr. Charles Capella fez - consultou o então ministro Antônio Palloci, mas não o presidente q à época ainda era o Lula, entendeu agora moça. abs. Jr.

    ResponderExcluir
  23. Ah esqueci Maria, sabe pq tô falando isto ? Já fui um deles. Jr

    ResponderExcluir
  24. É bom que vocês lembrem pessoal da Baixada,que existem pessoas que não querem a volta dos pdvistas.

    ResponderExcluir
  25. SR. CARLOS O NOME É COMISSÃO DA BAIXADA.

    ResponderExcluir
  26. Analisando essas conversas reparei o intuito de desestabilizar e desestimular a Coordenação.
    Este é um Blog para retorno dos estatutários.

    ResponderExcluir
  27. E eu analisando tb estes 4 últimos comentaristas, tenho certeza q se trata de FAKE's. Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sr. Jr. o nível está começando a baixar novamente, como era antigamente. Verdadeiro ringue de MMA-UFC. Até o seu penúltimo comentário em resposta a misteriosa "MARIA" tava tudo bem, depois começou as apelações dos fanáticos. Começando a falar mau de todos e que não contribuem com um centavo sequer para os lutadores da Comissão da Baixada avançarem em suas lutas na busca pelo nosso retorno. José Olympio - Correios/Caicó/RN

      Excluir
  28. Prezados Companheiros Pdvistas:

    E’ lamentável que alguns ou algumas companheiros, por talvez situação menos favorável que se encontre, destrate ou macule outros companheiros ou companheiras.
    Estamos TODOS, de uma forma ou de outra “no mesmo barco’, e ficar trocando farpas, verdadeiramente não nos leva a lugar algum.
    Mais uma vez quero ressaltar a importância e relevância de nossos nobres Companheiros baixadianos. A única forma de reintegração se houver, partira’ dos esforços desses nossos verdadeiros representantes.
    Mais uma vez lembrando, temos ao que nos parece ate’ a metade do ano para nos reintegrarmos, findo que após este período a Lei eleitoral nos impede do retorno este ano.Ainda nessa linha de raciocínio, se por exemplo, o candidato Aécio se reelege, ai meus caros companheiros, realmente será o fim da linha, pois com a legenda tucana certamente a nossa reintegração por parte dele seria a “ultima coisa no mundo” a acontecer e muito certamente não aconteceria por suas mãos, pois ele e’ “filho” do “grande mentor”do bendito Pdv, Sr FHC , a ai “necas de piriquitiba”. Mesmo.
    Acho que se houver Anistia, Boa ou Ruim, será pelas mãos da cidadã que ocupa atualmente o cargo de Presidenta da Republica, a Sra Dilma Vana Roussef, pois que tem o Poder, em ultima analise para assinar nossa volta, efetivamente e’ ela. Daí e esperança, repito, única dos esforços de nossos Companheiros baixadianos. No meu ponto de vista, definitivamente e’ a nossa única chance.

    Carlos Eduardo R Ferreira - Pdvista/Sao Paulo

    ResponderExcluir
  29. Obrigado Caro e nobre Companheiro Carlos Eduardo R Ferreira. Você está absolutamente correto em toda a plenitude de suas palavras. Para você sim - eu tiro o chapéu. não só pelo conforto de suas palavras, mas pela objetividade e positividade que transmite em todos seus comentários. Aliás, você lembra muito um grande e louvável companheiro que não mais transita por este Blog (Renaldo Guedes q mora em joão pessoa-pb). Parabéns - José Olympio - Correios/Caicó/RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, companheiros de lutas, eu ate que já pensei, na volta dos TUCANOS!!!; Quem sabe?, (DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS).

      Luis Antonio - Pdvista/Rio de Janeiro

      Excluir
  30. Projeto sobre retorno de PDVistas pode ir a votação em Brasília


    O projeto de Lei 4293/08, de autoria do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que autoriza os servidores que aderiram aos PDVs (Programa de Demissão Voluntária) e PDIs (Programa de Demissão Incentivada) durante o governo neoliberal de FHC a voltarem aos seus postos de trabalho em seus orgãos federais pode ser votado ainda este ano ou no início do ano que vem no Congresso Nacional.

    O projeto estava parado há um ano na Comissão de Finanças e Tributação. O novo relator, deputado Lucio Lima (PMDB-BA), deu parecer favorável pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária, encaminhando-o para as próximas votações. Caso o projeto seja aprovado, o prazo para os servidores se apresentarem é de 90 dias.

    “Os servidores devem estar mobilizados, ligando para o Sintrasef para acompanhar o projeto, que possivelmente trará boas notícias para o servidor em 2014. É importante os filiados ao Sintrasef manterem seus cadastros atualizados para poderem tomar suas decisões com calma”, diz Emerson Figueró, servidor do IBGE que acompanha a tramitação do projeto.

    Emerson explica ainda que “o projeto é claro, o servidor voltará na classificação que tinha quando saiu do trabalho. Por exemplo, se era nível A1, volta nível A1”. “O projeto diz também que os primeiros a retornarem aos postos de trabalho serão os que estão desempregados e os que estão em idade próxima à aposentadoria compulsória”, completa Figueró.

    ResponderExcluir
  31. a todos vocês pdvistas,peço que leiam meu facebook.com/ramosdesiqueira ou francisco ramos de siqueira. lá estar todos os políticos de Brasilia e o que eles fazem ou deixam de fazer inclusive o apoio ao pdv.

    ResponderExcluir
  32. Alex, Boa Tarde!

    Favor, podes informar onde foi publicado esta matéria ?? Tenho muita fé no pessoal da baixada , esta matéria é sinal que a esperança ainda existe , e que tendo fé teremos notícias em breve... Bráulio. Pdevista Banco Meridional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.sintrasef.org.br/novo/noticias/179-pdv

      Excluir
    2. Srs. Bráulio/Alex,

      Os 90 dias a que se refere esta notícia é "QUANDO" chegar nas mãos da presidente para ela sancionar a lei, que vai demorar anos, mas não da data de nenhuma aprovação em comissões da Câmara dos Deputados. Oswaldo Pinheiro-SP

      Excluir
    3. ...em nenhum momemento foi dito que havia algo aprovado (?!), pelo menos, agora, afirmar que o PL vai demorar anos para ser sancionada, é uma afirmação de puro conhecimento ou de pura presunção...Assim, prefiro neste momento, seguir as orientações do SINTRASEF: "...Os servidores devem estar mobilizados, ligando para o Sintrasef para acompanhar o projeto, que possivelmente trará boas notícias para o servidor em 2014..."
      Abraços,
      Alex-RJ

      Excluir
    4. Ok companheiro e colega Alex. Eu não disse que vc afirmou nada. Só quis deixar claro ao Bráulio que não entendesse a notícia veiculada pelo sintrasef, com relação aos 90 dias, como sendo a aprovação definitiva do projeto e a partir daí os pdvistas saírem em busca dos seus órgãos de origem para tomarem posse. Com relação a demorar anos, foi uma forma superdimensionada de fazer referência a algo que não vai ser fácil e muito menos breve. Isto não é nem de longe puro conhecimento ou mera ilação/presunção, mas uma constatação por, aí sim, informações (conhecimento mesmo) de contatos sérios, junto a CD, que me dão referida posição sobre o interstício do andamento do referido PL. Abs, Oswaldo Pinheiro - SP.

      Excluir
  33. Pessoal e companheiros Pdvistas. Só agora vi o comentário que companheiro José Olympio, fez no penúltimo noticiário do Pessoal da Baixada (logo abaixo). Vale a pena conferir. Valeu seu José é isso mesmo que o sr. falou. Tudo a ver. Nelson Duarte - PDV/Ceplac

    ResponderExcluir
  34. a pl 4293/2008 andou hoje.

    ResponderExcluir
  35. E daí que a PL andou hoje???

    ResponderExcluir
  36. andou que nem tartaruga. não tem nenhum fato novo. quero ver é colocar na pauta da CFT para votar e ir para a CCJ para depois ir ao plenário da câmara dos deputados e depois para mais 4 comissões do senado para depois ir ao plenário do senado para depois voltar para a câmara para depois voltar para o senado (se aprovado no plenário do senado) ir para ser sancionado pela presidenta e por fim (ufa..), ela pode vetar em parte ou no todo. nossa pessoal, tem muito chão pra correr ainda. no passo de tartaruga que vai, não chega nem no plenário da câmara dos deputados. vocês não acham??

    ResponderExcluir
  37. É preciso ter paciência , repetir não sei quantas vezes que esse tal de PL é para ganhar votos...

    ResponderExcluir
  38. É preciso ter paciência , repetir não sei quantas vezes que esse tal de PL é para ganhar votos...

    ResponderExcluir
  39. Exatamente. Como citou o Companheiro ou Companheira acima que não quis assinar o comentário. Novamente, tem uma verdadeira “via crucis” este PL. Ele e’ louvável? Sim claro que e’, todos os esforços para nosso retorno são validos, mas este caminho deste PL a meu ver esta longo demais ainda.
    Certo Ufanismo de dizerem que após a votação do Pl ...ai existem 30 ou sei la 90 dias para o Pdvista se apresentar... Isso na minha opinião so’serve pra criar uma falsa expectativa, que a meu ver e’ bem pior do que uma verdade não tão colorida.
    Lembrando novamente da Lei eleitoral que impede admissões ou mesmo a meu ver reintegrações após o mês de Julho. E pode la’ se esvair mais um ano...Ruim? Sim pessoal, mas isso me parece um pouco mais perto da , por enquanto, realidade.
    Mas como não poderia incansadamente mais uma vez deixar de citar, minha esperança nos esforços dos nossos companheiros baixadianos e’ o que me parece mais perto de termos um possível retorno diante, por ora, destas circunstancias.


    Carlos Eduardo R Ferreira
    Pdvista/Ibama/São Paulo

    ResponderExcluir
  40. "andou que nem tartaruga. não tem nenhum fato novo. quero ver é colocar na pauta da CFT para votar e ir para a CCJ para depois ir ao plenário da câmara dos deputados e depois para mais 4 comissões do senado para depois ir ao plenário do senado para depois voltar para a câmara para depois voltar para o senado (se aprovado no plenário do senado) ir para ser sancionado pela presidenta e por fim (ufa..), ela pode vetar em parte ou no todo. nossa pessoal, tem muito chão pra correr ainda. no passo de tartaruga que vai, não chega nem no plenário da câmara dos deputados. vocês não acham??"

    Tenhamos fé e tudo se resolverá em 10/04/2024, estamos com boa idade e saúde ainda para aguentar esta morosidade e descaso, e cada vez mais nós somos iludidos. Parabésn para o companheiro anîonimo que fez e alertou esta situação. Através da política não resolveremos nada, está provado e a competente Comissão da Baixada tem sentido na pele, só a justiça federal poderá dar fim a este processo de reintegração.
    Jorge Fontoura/IBGE/Acre

    ResponderExcluir
  41. Companheiros e amigos Carlos Eduardo e Jorge Fontoura. Desculpem-me ter comentado como anônimo. Não tive a intensão de me esconder como tantos fazem aqui neste Blog do Pessoal da Baixada. Sou ex-técnico de finanças e controle (estatutário - última classe e padrão) do MF - Brasília - PDV/1999. Não choro mais o leite derramado; pois, se arrependimento matasse... Meu pai ainda era vivo, quando me implorou que eu não aderisse ao "programa", mas tenho que confessar aos amigos: Até hoje me arrependo e sofro em silêncio. Vejam vocês: estou aqui olhando meu último contracheque de set/1999: bruto - R$ 1.578,23 e líquido - R$ 1.247,51 . Agora vem o pior: um amigo e ex-colega na mesma situação de classe e padrão que eu era, ganha hoje, em reais, exatos R$ 12.700,00 . Não é preciso falar mais nada, é bastante o comentado por mim lá encima. Abs - Fabiano Cruz

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber qual o último andamento do nosso processo no MPOG.

    ResponderExcluir
  43. Saudações ao Pdvista,José Olympio,Caicó/RN.Nosso PL 4293/2008 vai
    para votação em plenário no dia 23/04/2014,às 10:hs na CFT,com maioria
    absoluta dos Deputados a nosso favor.
    Renaldo Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Renaldo Guedes - que prazer saber do amigo. Pensei que tivesse tomado "doril"...rsrs. Que felicidade. Muito bom colega ter novamente a oportunidade de ler seus comentários, mas não suma mais e dê suas acertadas opniões. Ano eleitoral, vamos pressionar junto com Pessoal da Baixada. Se "ELLES" vão precisar do nosso voto, vamos fazer como eles fazem: BARGANHAR COM NOSSA REINTEGRAÇÃO, seja pelo PL ou direto pela presidente. José Olympio,Caicó/RN. barganhar com nossa reintegração.

      Excluir
  44. Pois e’ Companheiro Fabiano, assim como você, eu e muitas outras pessoas pelo Brasil acreditaram numa possível oportunidade de mudança de vida nesse tal Pdv, ou melhor, “Plano Miraculoso de Enganação.” Na minha opinião deveria ser mudado mesmo pra isso, PME e não Pdv.
    Mas enfim, como vc mesmo disse “chorar o leite derramado” não adianta nada.
    Mas lhe ou lhes digo que uma das coisas que mais me conforta e’ de saber ou ter certeza de saber que não estou, ou melhor de que não estamos SOZINHOS.
    Nesse pequeno Blog, já da pra ter uma pequena noção de pelo menos em pouco tempo de quantos Companheiros já se expressaram por aqui, fora os tantos outros mais pelo Brasil afora.Isso por si so’ companheiro pelo menos pela minha parte, já me faz pelo menos ter a sensação de apoio e certo conforto, e isso a meu ver e’ muito bom. Ou seja , aquela velha máxima,”uma andorinha não faz verão”, e saber que existem “muitas” andorinhas na mesma situação que a gente, no mínimo e’ confortador como disse, e ate’pode ser esperançoso.
    Obviamente devemos ter cautela pra não ficar “pulando de alegria” quando por exemplo uma noticia de uma movimentação do PL se efetiva.Sem duvida e’ um bom sinal, mas ...esse PL ta demorado. Demorado demais....
    Como disse o outro companheiro, la pra 2024, quem sabe, se tudo der certo....
    Mas enfim, continuo novamente louvando créditos aos nossos caros representantes baixadianos.
    Um grande abraço a ti, Companheiro Fabiano, e como não poderia deixar de dizer a todos outros irmãos desta mesma causa.

    Carlos Eduardo RF
    Pdvista/Ibama/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Carlos, eu é que lhe agradeço pela força e otimismo de suas palavras. Ao dizer que o PL está muito demorado, não seria nada demais se fôssemos muito jovens ainda. Espero que o amigo e outros aqui o sejam. Eu ??, estarei completando meus sessentinha daqui há dois meses. Não tenho mais o tempo que tinha quando o governo me enganou lá em 1999. Sou um homem em paz, sereno e, normalmente, paciente até demais por natureza. Mas como poderemos ser tão pacientes, como um colega lá encima falou ? Você está com toda razão. Tudo na vida tem seu tempo e limite, mas vou continuar acreditando no sucesso dos Companheiros da Comissão da Baixada. Grande Abraço. Fabiano Cruz - MF/PDV/99.

      Excluir
  45. Bem não vi votação nenhuma marcada para o PL 4293/2oo8 no site da Câmara . E outra : depois que votarem nesta comissão CFT ainda falta a Comissão CCjC isso na Câmara!!! Depois no Senado não sei quantas Comissões para passar ..Concordo com o companheiro que disse "quem sabe teremos boas notícias em 2O24.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiros, o que nos restas então??? depois deste intenso debate penso o seguinte, muito embora sendo repetitivo em relação aos antigos "receituários" propostos.

      1) Procurar todas as influências políticas possívies (em seus estados) para apoio total a causa, divulgando as opiniões; tornando-as públicas.
      2) Na medida do possivel, estarmos presentes às reuniões, fóruns, votações, etc... e em tudo mais que for possivel...
      3) Divulgar informações ligadas á nossa causa, sejam quais forem);
      4) Atender, (dentro da realidade de cada um), as solicitações do pessoal da BAIXADA, lembrando que nesta "luta", existem várias vertentes...

      5) Rezar muito!!!!

      Abraços,
      Alex-RJ

      Excluir
  46. Leia companheiro direito,pois náo item 22 da pauta consta nosso proje
    lei 4293/2008 para ir a plenário no dia citado.É bom dizer aos companhei
    ros de luta e de vitória que esta DUAS linhas de frentes,a primeira capitea
    do pelo companheiro Celso,a outra,pela camara dos depuatdos juntos com vários sindicatos federais,inclusive o SINDSEF,SINTRASEF e
    outros são de grande valia ao nosso retorno.O nosso PL é bom que se
    diga aos desenformados que é de cunho "CONCLUSIVA,ou seja,só tra
    mita pelas comissões da Camara e do Senado,pronto!
    Abraço do Caro Celso,
    Renaldo Guedes.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo em poucas palavras meu caro Renaldo, parabéns!
      É bom lembrar que desta vez, o relator diz da onde vem o dinheiro para nossa reintegração, isso numa sub emenda ao projeto, geralmente isso só acontece "com o aval do governo".
      Aloizio Carvalho

      Excluir
    2. Em resposta aos comentários dos companheiros Alex, Renaldo e Aloízio, respectivamente e no sentido de corroborar para que consigamos nos reintegrar o mais rápido possível, respondo:

      1 - Companheiros, o que nos restas então??? Resta o que o Srs. Jr. e Nelson Duarte sugeriram: uma alternativa ou plano "b", como explicam acima.

      2 - Renaldo, respeito todos os seus comentários, mas sobre a posição quanto ao PL é a seguinte, pelo o pouco que conheço do processo legislativo. Os PL's só se tornam terminativos quando são votados em todas as comissões das duas casas legislativas. Na primeira Casa (CD) irá a plenário para a sua aprovação (em dois turnos). Se for aprovado, irá ao Senado (casa revisora) para rever, apresentar emendas, suprimir emendas que porventura a CD tenha colocado como adendo (isto nas 4 comissões do Senado), para só depois ir ao plenário desta casa para ser votado e aprovado (tb em 2 turnos). Se isto ocorrer, com ou sem emendas, voltará para o plenário da CD para ser aprovado em sessão conjunto do congresso nacional (CD e Senado). Passado esta fase, irá para a sanção presidencial.

      3 - Aloízio - É bom lembrar que desta vez, o relator diz da onde vem o dinheiro para nossa reintegração, isso numa sub emenda ao projeto, geralmente isso só acontece "com o aval do governo". Resposta: Não existe nenhum aval do governo, o relator do PL aponta a rubrica da "funcional programática" do Orçamento Geral da União, de onde estes recursos advirão; que é das Despesas de Pessoal e Custeio, previsto, consignado e contemplado em todas as Leis de Orçamentos Anuais (as LOA's). Portanto colega Aloízio, não existe aval nenhum do governo. É um dispositivo da Lei de Diretrizes Oçamentárias, prevista todos os anos, na produção do O.G.U. Abs, Oswaldo Pinheiro - SP.


      Excluir
  47. Será que alguém pode mostrar aonde está marcada essa votação pois não achei no site da câmara

    ResponderExcluir
  48. Leiam matéria da CONDSEF que diz que Lindbergh pediu audiência no Planejamento. Pauta inclui pdvistas!
    Acessem o link
    http://condsef.org.br/inicial/6391-1104-senador-lindbergh-pede-audiencia-no-planejamento-para-auxiliar-processo-de-negociacao-entre-servidores-e-governo

    ResponderExcluir
  49. Prezados asessoria do senador Lindenberg esclareçam bem o andamento da coisas porque do contrario a corda vai quebrar do lado mais necessitado que é o candidato que esta pleiteando o Governo do Rio de janeiro, não brinquem com isto pois presenciei a derrota do exs falecido Dr Miguel Arraes de Alencar e foi por falta de sabedoria de sua asessoria na epoca cuidado para não chorar o leite derramado depois.Estamos em uma situação de toma lá e da cá, é assim que eles nos tratão.Eu so estou individualmente comprometido com o voto com o Lula porque vejo que ele se moveu e se comoveu de uma historia veridica na qual ele tem conhecimento.Sou Dilma Sou Lula sou PT de nascimento carrego este proposito em memoria do meu Pai querido numca trairei a minha conciência e nem a dos meus antepassados.Existe sim uma possibilidade de retornarmos antes das eleições mas depende unicamente da nossa da minha Presidenta Dilma a qual tenho uma grande admiração e fidelidade partidária.Sou seu fã de carteirinha é Dilma ou Lula e que nossos adversarios que se explodam de inveja. .E aqui vai a minha dica Presidenta Dilma se tem condições de trazer os estatutarios antes das eleições faça isto porque sera melhor reforçara a certeza dos votos nas urnas ti amamos muito. Nada mais do Esquecido anonimo que tanta ora e pede a proteção do nosso Deus Adonai por voçês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é ou está doente. Onde foi que o de nove dedos fez algo para nos integrar rapaz??? ao contrário disse que seria uma sandice se ele fizesse isto. Sua sucessora, esta nem se fala, nem sequer se mexe ou fala absolutamente nada sobre o nossa reintegração e o Processo tão suado que o Pessoal da Comissão da Baixada virou o mundo de cabeça pra baixo para tentar de tudo para aprova-lo. Vc quer exaltar os ladrões do País, as barbaridades de desvios de dinheiro que esse "seu" partidinho fez e continua fazendo. Boa, sorte então, vc vai precisar dela. O nome disso é masoquismo ou fanatismo. Vai se tratar moço. Jr.

      Excluir
    2. Sr. Jr. Não se estresse com este tipo de comentário. Ele deve ser mais um q recebe bolsa sacola, cueca, sapato, família, sem precisar trabalhar, mas às custas dos nossos suados impostos, que diga-se de passagem, não resolve a situação social do país; porque esta tem que passar primeiro pela educação, saúde, geração de emprego e renda. Aí sim, não teríamos este escândalo que é a miséria do povo, falta de segurança e cultura. O Brasil seria outro, com pessoas que votassem certo em homens ou mulheres sérios para o parlamento. Certamente ,mesmo q ainda houvesse corrupção, ainda assim, seria infinitamente menor do que a pouca vergonha q estamos assistindo hoje. Saudações PDvistas. Oswaldo Pinheiro - SP.

      Excluir
  50. È companheiro Oliva eu acredito que eles precisam mais do que nunca reparar de vez a grande injustiça conosco visto este processo parado há um ano em vacância no Planejamento ...

    ResponderExcluir
  51. Sim Companheiros, entao a hora e’ agora de nos mexermos, pelo menos tentarmos am apelo as pessoas detentoras do Poder ,e que efetivamente podem nos reintegrar finalmente.
    Se o Companheiro Oliva afimou que o Presidente Lula se comoveu como uma dada situação a nosso respeito – inclusive devem haver muito mais casos extremos de pdvistas pelo Brasil, então que se tente reiterar este pedido neste momento.
    Vale lembrar que o Presidente Lula , pelo menos a um tempo atrás, talvez por desinformação,numa entrevista no Correio Brasiliense, nos taxou de “insanos”,
    mas uma tentativa de esclarecimento, acredito que possa existir.
    Temos um teclado e um computador a nossa frente , e no mínimo isso pode ajudar em algo com esta simples e poderosa maquina de se comunicar.
    Eu particularmente , como citei anteriormente, já cansei de enviar apelos contando toda nossa saga ao Portal da Presidência, acredito que pelo menos tenha chegado as incansáveis mensagens la.
    Então sugiro , particularmente no caso do Companheiro Oliva que cita um caso em que houve sensibilidade do Presidente, segundo relata, que reforce de alguma fora um apelo.
    Já enviei apelo, pessoalmente ao Instituto Lula, e obtive resposta, através de seus assessores, que diretamente ele não teria como agir. Pelo menos foi isso que me replicaram.
    Mas acho que neste instante, aonde temos ate’ Julho para nos reintegrar todo esforço e’ valido.
    Perfeita a colocação do Companheiro Oswaldo, mas cabe salientar que estes tramites levam tempo, de Comissão para Comissão, e certamente isso tudo não acontecera antes de Julho. Ainda imaginando uma pior hipótese, a do Canditado Aécio ser vencedor, como citei anteriormente, ai mesmo sendo aprovado o PL em todas as comissões, e isso por exemplo para ser dada a Sansão Presidencial,- e so’ la pro ano la pro ano que vem ainda hein.... – so’ por 2015 mesmo, se for que esse passa-passa de Comissões deve acabar – ainda assim existe, como disse na pior hipótese do Aecio presidente, existe a possibilidade dele VETAR tudo, se no caso em questão como disse, ele for Presidente.
    Daí então a minha preocupação com a tempo, melhor se for rápido, o quanto ANTES.,

    Carlos Eduardo R Ferreira/São Paulo



    Aqui vão os links, pelo menos destas duas formas de tentativa de apelos pela internet:




    Portal Fale com a Presidenta:

    https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php?IND_IDIOMA=




    Portal Instituto Lula:

    http://www.institutolula.org/contatos/




    ResponderExcluir
  52. Caro amigo RENALDO,

    Gosto de ver seus comentários. Não suma.

    ResponderExcluir
  53. PESSOAL DA COMISSÃO DA BAIXADA. COMO VOCÊS BEM SABEM A INJUSTIÇA É A PIOR DAS HUMILHAÇÕES QUE UM SER HUMANO PODE SOFRER. POR ISTO, A UNIÃO DE TODOS FAZ A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL. ENTÃO POSTAREI ESTA "MÁXIMA POPULAR", PARA QUE TODOS OS PEDEVISTAS DO PAÍS APOIEM A LUTA DE VOCÊS. ABS. Antônio Carlos Barroso - MF-MG

    SOBRE DIREITOS HUMANOS
    Primeiro dia de aula, o professor de 'Introdução ao Direito' entrou na sala e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
    - Qual é o seu nome?
    - Chamo-me Nelson, Senhor.
    - Saia de minha aula e não volte nunca mais! - gritou o desagradável professor.
    Nelson estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.
    Todos estavam assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
    - Agora sim! - vamos começar.
    - Para que servem as leis? Perguntou o professor - Seguiam assustados ainda os alunos, porém pouco a pouco começaram a responder à sua pergunta:
    - Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
    - Não! - respondia o professor.
    - Para cumpri-las.
    - Não!
    - Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
    - Não!
    - Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
    - Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
    - Até que enfim! É isso, para que haja justiça.
    E agora, para que serve a justiça?
    Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
    Porém, seguíamos respondendo:
    - Para salvaguardar os direitos humanos...
    - Bem, que mais? - perguntava o professor.
    - Para diferençar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem...
    - Ok, não está mal porém respondam a esta pergunta:
    "Agi corretamente ao expulsar Nelson da sala de aula?"
    Todos ficaram calados, ninguém respondia.
    - Quero uma resposta decidida e unânime!
    - Não! - responderam todos a uma só voz.
    - Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
    - Sim!
    - E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais!

    Vá buscar o Nelson - Disse. Afinal, ele é o professor, eu sou aluno de outro período.

    Aprenda: Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário, observe as seguintes regras:

1. Uso de palavrões e demais expressões ofensivas a representantes da comissão da baixada estão proibidos. Críticas construtivas são permitidas e sempre foram um diferencial da comissão da baixada, mas pedimos aos nossos usuários que usem o bom-senso.

2. Ofensas pessoais a outros comentaristas estão proibidas

3. Críticas ao blog são estimuladas, pois acreditamos que podemos crescer com elas. Os usuários que querem fazer críticas construtivas entenderão. Os que só querem tentar denegrir a imagem do blog darão razão à necessidade da restrição.

AGRADECEMOS SUA COMPREENSÃO.